domingo, 30 de outubro de 2011

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER



TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER
Abra o Windows Movie Maker clicando em Iniciar > Programas > Windows Movie Maker.

Essa será a sua área de trabalho no Editor:




Importar vídeo: aqui você seleciona do seu PC os vídeos que deseja trazer para a área de trabalho para serem editas. Para fazer isso, clique em "Importar vídeo" e selecione em seu PC o(s) vídeo(s) que deseja editar e clique em "importar". Então vá até a pasta e escolha todos os vídeos que deseja trazer para a área de trabalho.

Importar imagens: aqui você seleciona do seu PC imagens que deseja colocar no vídeo, muito útil para adicionar fotos aos vídeos. Para trazê-lo para a área de trabalho clique em "Importar imagens" e selecione em seu PC a imagem que gostaria de colocar durante, no inicio ou no final do vídeo (podem ser utilizadas quantas imagens quiser, não há limite). Após selecionar a imagem/foto, clique em "importar".

Importar áudio ou música: aqui você seleciona do seu PC as musicas que deseja colocar em seu vídeo enquanto passam as imagens. Em muitos vídeos é fundamental ter uma musica de fundo. Para trazer para a área de trabalho a(s) musica(s) que deseja ser usada, clique em "Importar áudio ou música" e selecione em seu PC a musica que gostaria de deixar como som para o seu vídeo. Após selecionar a(s) musica(s) clique em "importar".

Após seguir os primeiros passos citados acima, você já fez o básico para começar a edição de seu vídeo. Já trouxe para a área de trabalho todos os componentes necessários para a edição, então agora você deve arrastar para a linha de tempo as musicas, vídeos capturados e imagens que deseja para a edição. Para isso clique e arrasta as partes desejadas até a linha de tempo na ordem que você prefere que sejam exibidas.
 

(IMAGEM DA ÁREA DE TRABALHO DO MOVIE MAKER, COLEÇÕES)


(IMAGEM DA ÁREA DE TRABALHO DO MOVIE MAKER,LINHA DO TEMPO)



Seu vídeo já está em certo ponto já "pronto", se quiser já pode finalizar a edição como está. Porém o editor ainda tem muito a proporcionar, se quiserem continuar vale a pena.



Na parte direita da área de trabalho se encontra a Tela de Exibição. Nela você pode assistir o resultado temporário de seu vídeo seguindo os mesmos padrões de exibição de um JukeBox, contendo Play[1] e Stop[2]. Mas não é apenas isso, ele possui também as opções: Voltar[3] (Ctrl + Alt + Seta para esquerda), Quadro Anterior[4] (Alt + Seta para esquerda), Próximo Quadro[5] (Alt + Seta para direita), Avançar[6] (Ctrl + Alt + Seta para direita), Cortar*[7] e Capturar Imagem**[8].



Cortar*: com esse recurso, você pode dividir um vídeo em quantos quiser. Basta clicar na cena que deseja cortar, e logo em seguida deve arrastar o marcador azul até a área a ser cortada. Após escolher a área clique em Cortar e seu vídeo será dividido exatamente na parte que você marcou.
 
Capturar Imagem**: tira uma foto da imagem que está na tela de exibição. Muito útil para tirar fotos de certos momentos de algumas cenas de vídeos. Para isso, enquanto estiver rodando o vídeo na tela de exibição, pare o vídeo clicando em Pause e utilize as opções "Quadro Anterior" e "Próximo Quadro" para se aproximar do momento em que queira capturar a imagem. Após capturar a imagem, escolha onde deve ser salva, e automaticamente uma copia será adicionada na área de trabalho do WMM.

. 
Editar Filme:

Mostrar coleções: essa opção só é útil caso esteja trabalhando com mais de uma edição de vídeo simultaneamente. Caso esteja, clique aqui para trocar de área de trabalho, sendo direcionado para outra que contenha imagens, vídeos e musicas que serão ou que foram utilizados em edições passadas.

Exibir efeitos de vídeo: aqui você tem a escolha 28 tipos diferentes de efeitos que podem ser adicionados aos seus vídeos. A lista deles é:

Alto Contraste: aumenta o contraste do vídeo que é adicionado;
Aquarela: adiciona efeito aquarela ao vídeo, deixando-o com tons manchados;
Aumentar Velocidade, Dobro: faz o vídeo ficar duas vezes mais acelerado. Se o vídeo possuir som próprio, o som terá velocidade aumentada também. Se adicionar duas vezes a velocidade duplicará novamente, se tornando 4 vezes mais rápido;
Brilho, Aumentar: aumenta o brilho ao vídeo que é adicionado;
Brilho, Diminuir: diminui o brilho ao vídeo que é adicionado;
Coluna de Fumaça: deixa o vídeo com tons de fumaça passando na tela durante a exibição;
Entrar: faz a imagem do vídeo ir se aproximando;
Escala em cinza: adicionado ao vídeo, faz ficar preto e branco;
Espelho, Horizontal: faz o vídeo trocar o lado da tela (horizontalmente), igual reflexo de um espelho;
Espelho, Vertical: faz o vídeo trocar de lado da tela (verticalmente), igual reflexo de um espelho;
Fade In, do Branco: adiciona efeito de fade branco ao início do vídeo selecionado;
Fade In, do Preto: adiciona efeito de fade preto ao início do vídeo selecionado;
Fade Out, Para Branco: adiciona efeito de fade brando ao final do vídeo selecionado;
Fade Out, Para Preto: adiciona efeito de fade preto ao final do vídeo selecionado;
Girar 90: gira a imagem de exibição em 90º;
Girar 180: gira a imagem de exibição em 180º;
Girar 270: gira a imagem de exibição em 270º;
Granulação do Filme: adiciona efeito granulado ao filme, semelhante a areia;
Idade do Filme, Antigo: faz o vídeo ficar com aspecto antigo;
Idade do Filme, Mais Antigo: faz o vídeo ficar com aspecto mais antigo;
Idade do Filme, Muito Antigo: faz o vídeo ficar com aspecto muito antigo;
Limite: altera coloração do vídeo para o máximo possível;
Mancha: faz o vídeo ficaram embaçado, diminuindo a visibilidade;
Pixelizar: vai deixando a imagem pixelizar ao poucos, chegando a ficar todo quadriculado;
Reduzir, Metade: reduz metade da velocidade do vídeo. Se o vídeo possui som próprio, o som terá velocidade alterada também. Cada vez que adicionar novamente a velocidade será reduzida pela metade;
Sair: faz a imagem do vídeo ir se afastando;
Tom de Sépia: faz o vídeo ficar com coloração alterada, não chegando a ficar preto e branco, mas dando um tom de sépia ao vídeo que ficará envelhecido;
Tom, Todo o Espectro de Cores: alterna a coloração do vídeo entre todo espectro de cores, fazendo assim a cor do vídeo vir a ser verde, rosa, azul alternadamente.





Tutorial WINDOWS LIVE MOVIE MAKER






Microsoft Photo Story 3.0

Criando seu vídeo de slides

Importando e arrumando as imagens

Quando você abrir o programa, basta clicar em Begin a New Story, para que seja iniciado um projeto do zero. O programa logo pede para você importar as imagens que farão parte do vídeo. Para isso, clique em Import Pictures, selecione as imagens e pressione Ok. Quando elas forem carregadas, serão listadas em uma barra na parte de baixo da tela.
Essa barra funciona como uma linha do tempo, pois todas as imagens aparecem exatamente naquela sequência. Você pode rearranjá-las arrastando para os lados até deixar da maneira que preferir. Logo acima é mostrada uma versão maior da foto, junto com alguns botões de ajuste automático de cores, olhos vermelhos, para girar e editar.







Clicando em Edit, você poderá girar a foto, cortá-la, ajustar as cores e adicionar filtros específicos, como em preto e branco, luz difusa, sépia e outros. Quando terminar de ajustar a foto, clique em Save e dê Ok.


Colocando títulos

Agora é hora de colocar títulos em suas fotos. Nada como uma boa legenda para explicar alguma coisa que ficou “oculta” na imagem. (É claro que você pode pular essa etapa e simplesmente prosseguir.) Esta parte é simples: basta digitar o texto desejado no lado direito da tela, escolher a fonte e a posição.



Narrando e colocando transições

Depois de colocar as legendas, é possível ainda narrar cada foto para deixar mais personalizado o vídeo. Basta digitar o que você vai falar no campo para digitação (para lembrar o que será dito) e clicar no botão vermelho. A narração deve ser feita em cada uma das fotos.


Logo após, você também pode definir as transições das fotos. É só escolher a foto e clicar em Customize Motion. Na janela que se abre é possível definir qual a duração da transição e como será feita a posição (criando um zoom em uma área específica da foto). Para isso, basta marcar “Specify start and end position of motion”. Depois, arraste a caixa para a área desejada.




Na aba Transition você encontra várias transições diferentes que podem ser utilizadas nas fotos (se você está acostumado com o Windows Movie Maker vai reconhecê-las). Também é possível definir a duração da transição nessa janela. Ao terminar tudo, clique em Save.

Adicionando uma música de fundo

O próximo passo é evitar que o vídeo fique em silêncio (ou só com a narração). Você pode adicionar uma música em MP3 ou WMA através de Select Music. Para definir o volume, utilize a barra deslizante logo abaixo da descrição da música.


Se você quiser, é possível criar uma nova música através do próprio programa, bastando ir a Create Music. A partir da janela que se abre, primeiramente defina o gênero (Rock, Pop, New Age, Jazz, Dance, Country etc.). Depois, escolha o estilo dentro daquele gênero (no caso de Rock, clássico ou dos anos 80, por exemplo). A seguir, você precisará escolher um instrumento e um ritmo. Terminando, dê Play para pré-visualizar e pressione Ok.

Salvando o trabalho pronto

Agora que o trabalho está pronto, basta salvá-lo. É possível mandar exportar direto para o seu computador (o mais recomendado), para o email ou em dispositivos portáteis. Clique em Browse para dar um nome e escolher o local em que o arquivo será salvo. Para mais opções de salvamento do vídeo, clique em Settings. Quando estiver tudo configurado, clique em Next e aguarde o processo concluir.


Leia mais em: Clique aqui para saber mais

Faça o download do PHOTO STORY, clicando aqui