quarta-feira, 3 de julho de 2013

03.07.13

Bom dia...

Trabalho de recuperação semestral 6º ano

Pesquise


Trabalho de recuperação semestral 1º ano Médio - Inkscape

Desenhando os vilões do Pac-Man

Como fazer




O processo é muito simples, vamos começar editando alguns nós, essa é a parte mais difícil, e em seguida iremos apenas aplicar alguns gradientes e o filtro blur.
Desenhe um círculo utilizando a ferramenta elipse (mantenha a tecla Ctrl para facilitar o desenho do círculo) e então converta o círculo para caminho (Caminho > Objeto para Caminho).
Acione a ferramenta Edição de nós e adicione (usando duplo clique ) dois nós nas extremidades direita e esquerda do círculo.

Selecione os dois nós criados (com a tecla Shift pressionada) e mova-os até achatar a parte inferior (mantenha a tecla Ctrl pressionada para restringir o movimento na vertical).


Selecione o nó esquerdo criado e pressione o botão Inserir Novo Nó. Selecione o nó direito criado e repita a operação. Cada seguimento deverá ser preenchido com três novos nós. Você pode apagar um nó da esquerda e um da direita para simplificar a forma.


Selecione (com a tecla Shift pressionada) dois nós, um da esquerda e outra da direita e mova-os um pouco para cima conforme a imagem abaixo (mantenha a tecla Ctrl pressionada para restringir o movimento na vertical).
Essa é a forma básica dos “fantasmas”.


A parte difícil está acabando, já temos o formato básico dos fantasmas, podemos então adicionar os olhos ( círculo branco e um círculo preto duplicados), feito isso, teremos um simples Vilão do Pac-Man .


Mas nós faremos algo mais caprichado. Duplique o fantasma e deixe a cópia coma cor preta. Aplique um gradiente radial na forma iniciando de preto completamente transparente no centro para preto parcialmente transparente nas bordas. Mova o centro do gradiente para cima e à esquerda para termos um ponto de luz.


Para o olho, crie um circulo, duplique-o e aplique o mesmo gradiente do fantasma, em seguida adicione um círculo menor, preencha-o comum cor preta, agrupe-os e duplique o grupo para ter o segundo olho.

Agora vamos criar uma iluminação de destaque: crie uma elipse branca, mova-a para a parte superior esquerda do fantasma, gire-a um pouco, aplique o filtro blur e diminua a opacidade.

Opcionalmente você pode criar um outro ponte de destaque, repetindo o processo:

Para dar um maior realismo para o elemento, adicione uma sombra: Desenhe uma elipse e preencha-a com a cor preta, em seguida posicione-a na parte inferior do fantasma, agora adicione a elipse um gradiente radial iniciando do preto sólido no centro para parcialmente transparente nas bordas.


Adicione o filtro blur à sombra, e está pronto.
Criar variações coloridas é muito fácil. Duplique o fantasma e troque a cor da forma básica.

Não obstante, você pode variar entre a cor sólida e alguma textura (não mencionado neste tutorial):



Entre outras coisa loucas não mencionadas aqui, eu criei algumas outras variações da forma básica do fantasma (você pode ver algumas na minha Galeria de clipart ):




 Artigo Original por: Nicu Buculei
Traduzido por: Relsi Ramone 

Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.

Créditos