terça-feira, 6 de agosto de 2013

6º ano - 3º Bimestre

3º Bimestre
*Distribuição de notas



MULTI
TRABALHO
TRABALHO
BIMESTRAL
CONCEITO
TOTAL
3,0
6,0
6,0
9,0
1,0
25,0

*Distribuição sujeita a mudanças

Aula 1-3B - 07/08/13

Revisão do Word.


*Layout do Word
*Guia Inicio (Pagina Inicial) e suas ferramentas
*Guia Inserir e suas ferramentas
*Guia Layout de página e os grupos Temas e configurar página


Aula 2-3B - 14/08/13

•     Configurando as Páginas

1.Configurar o Tamanho e a Orientação da Página
2.Configurar as Margens
3.Formatar o Plano de Fundo em seu Documento
4.Como Inserir uma Numeração de Página



Próximo assunto: Marca D'Água


Aula 3-3B - 21/08/13
ATIVIDADE
Abra o Word....
Selecione o texto abaixo, copie e cole no Word.


Para onde caminhamos na educação?
As tecnologias começam separadas - computador, celular, internet, mp3, câmera digital - e caminham na direção da convergência, da integração, dos equipamentos multifuncionais que agregam valor. O computador continua importante, mas ligado à internet, à câmera digital, ao celular, ao mp3, principalmente aos pockets ou computadores de mão.
O telefone celular é a tecnologia que mais surpreende atualmente: é móvel e rapidamente incorporou o acesso à Internet, a foto digital, aos programas de comunicação (voz, TV), o entretenimento (jogos, músicamp3) e outros serviços.
Estas tecnologias convergentes e combinadas modificam profundamente todas as dimensões da nossa vida. A internet, principalmente, está trazendo fundamentalmente nestes últimos vinte uma mobilidade muito maior, a possibilidade de realizar atividades ou tarefas sem necessariamente ir a um lugar determinado.
As redes estão começando a provocar mudanças profundas na educação presencial e à distância. Na presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporário. Podemos aprender desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e off line, juntos e separados. Como nos bancos, temos nossa agência (escola) que é nosso ponto de referência; só que agora não precisamos ir até lá o tempo todo para poder aprender.
As redes também estão provocando mudanças profundas na educação à distância. Antes a EAD era uma atividade muito solitária e exigia muita auto-disciplina. Agora, com as redes, a EAD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal.
A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação à distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.
Algumas tendências de mudanças na educação a curto e médio prazo parecem mais claras:
·           Transição gradual do presencial para o semipresencial, como nos serviços (bancários, telefônicos...). Progressiva virtualização dos processos pedagógicos e gerenciais.
·           O "blended learning" como guia e horizonte. O ensino, mesmo fundamental, terá momentos e atividades não presenciais, acentuando-se o virtual na medida em que os alunos vão se tornando adolescentes e principalmente, adultos.
·           Da previsibilidade à experimentação. Para romper com o modelo tradicional de organizar o ensino-aprendizagem, estamos passando por etapas longas de experimentar caminhos parciais, soluções experimentais locais até termos certeza do que vale a pena fazer em cada momento para cada situação. Isso demandará anos, provavelmente uma ou duas décadas.
·           Com a prática aprenderemos a dar o valor adequado a estarmos juntos, conectados, a conciliar a flexibilidade individual com a grupal, a saber trabalhar sozinhos e juntos, aproveitando as inúmeras tecnologias de comunicação multimídia que estão convergindo velozmente por vários caminhos, de várias formas e que terão profunda influência em todos os níveis e formas de educação.
Educação cada vez mais complexa
A educação será cada vez mais complexa, porque a sociedade vai tornando todos os campos mais complexa, exigente e necessitada de aprendizagem contínua. A educação acontecerá cada vez mais ao longo da vida, de forma seguida, mais inclusiva, em todos os níveis e modalidades e em todas as atividades profissionais e sociais.
A educação será mais complexa porque vai incorporando dimensões antes menos integradas ou visíveis como as competências intelectuais, afetivas e éticas.
A educação será mais complexa porque cada vez sai mais do espaço físico da sala de aula para ocupar muitos espaços presenciais, virtuais e profissionais; porque sai da figura do professor como centro da informação para incorporar novos papéis como os de mediador, de facilitador, de gestor, de mobilizador. Sai do aluno individual para incorporar o conceito de aprendizagem colaborativa, de que aprendemos também juntos, de que participamos de e contribuímos para uma inteligência cada vez mais coletiva.
As tecnologias na educação do futuro também se multiplicam e se integram; tornam-se mais e mais audiovisuais, instantâneas e abrangentes. Caminhamos para formas fáceis de vermo-nos, ouvirmo-nos, falarmo-nos, escrevermo-nos a qualquer momento, de qualquer lugar, a custos progressivamente menores (embora altos para a maior parte da população).
As modalidades de cursos serão extremamente variadas, flexíveis e "customizadas", isto é, adaptadas ao perfil e ao momento de cada aluno. Não se falará daqui a dez ou quinze anos em cursos presenciais e cursos à distância. Os cursos serão extremamente flexíveis no tempo, no espaço, na metodologia, na gestão de tecnologias, na avaliação. Também não se falará de "e-learning", mas de "learning" simplesmente, de aprendizagem.
Acredito que prevalecerá o sistema modular: os alunos completarão créditos à medida que forem concluindo os seus cursos e suas escolhas, completando determinado número de horas, de atividades, de requisitos, obtendo diferentes níveis de reconhecimento ou certificação com organizações acadêmicas e corporativas nacionais e internacionais.
Apesar de que caminharmos nesta direção, não podemos esquecer que a escola é uma instituição mais tradicional que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os modelos de ensino centrados no professor continuam predominando, apesar das tecnologias e dos avanços teóricos na aprendizagem.
Tudo isto nos mostra que não será fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais lentas do que desejamos, que muitas instituições continuarão reproduzindo no virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.
José Manuel Moran, integrante do Fórum de Líderes Educacionais da Microsoft. Também é professor aposentado de Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP), avaliador de cursos à distância pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenador de educação online da Faculdade Sumaré de São Paulo. Mais textos sobre comunicação, tecnologias e educação podem ser lidos em www.eca.usp.br/prof/moran.
Agora vamos formatar seu documento....
CONFIGURE SUA PÁGINA PARA AS BORDAS
SUPERIOR: 3CM           INFERIOR:2CM
ESQUERDA: 3CM          DIREITA:2CM

Formatação de parágrafo para o texto todo:
Recuo especial de primeira linha (1,25cm)
Espaçamento entre linhas de 1,5 cm
FONTE
TAMANHO
ESTILO
ALINHAMENTO
COR
1º Titulo
Verdana
16
Negrito
Centralizado
Roxo
1º parágrafo
Comic Sans
12
Itálico
Justificado
Preto
2º Parágrafo
Tahoma
14
Justificado
Azul
3º Parágrafo
Lucida
12
Justificado
Verde
4º Parágrafo
Calibri
14
itálico
Justificado
Vermelho
5º Parágrafo
Bookman Old Style
13
Justificado
Laranja
6º Parágrafo
Consolas
15
sublinhado
Justificado
Amarelo escuro
7º Parágrafo
Harrington
17
Justificado
Lilás
A partir do 2º Título, selecione e adicione duas colunas ao seu texto.
SALVE SEU TEXTO COM O NOME DA DUPLA E CHAME A PROFESSORA PARA SALVAR SEU TRABALHO NO PENDRIVE

Aula 4-3B - 28/08/13

Bom dia...
Hoje teremos outra atividade Valor: 6,0
Abra o Word e copie o texto abaixo:

Golfinho
 Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos dentro de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biossonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.

1.Predadores

Os predadores dos golfinhos são os tubarões e principalmente o homem. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam, ocasião em que ocorre um mutualismo. O golfinho encontra o cardume e os pescadores jogam as redes aprisionando os peixes e deixam os golfinhos se alimentarem para depois puxarem as redes. Desse modo, ambas as espécies se beneficiam do alimento. Porém, muitas vezes, os golfinhos acabam se enroscando nas redes, podendo morrer.

2.Pesca de golfinhos

Em muitos locais do mundo os golfinhos são pescados, sendo o Japão um dos principais países onde esta prática se mantém, embora os animais "pescados" neste país seja muitas vezes vendidos para outros países, principalmente China e Estados Unidos.
O principal motivo desta pesca é para alimentação, como um substituído para a carne de baleia, quando estas começaram a se tornar raras. Porém muitos golfinhos e orcas também são capturados para se tornarem "atrações" em parques aquáticos, sendo que muitos pescas são organizadas para este fim. Porém, mesmo nestas pescas que procuram capturar animais vivos, muitos golfinhos acabam mortos ou feridos, devido as técnicas usadas na captura, além disso, os animais que não servem para se tornarem "atrações" nos parques, acabam sacrificados para serem vendidos como carne de baleia. E mesmo os que "sobrevivem" a pesca, não estão garantidos, pois muitos não se adaptam à vida em cativeiro e acabam adoecendo ou mesmo morrendo, além de que a maioria dos parques marinhos não tem condições de suprir todas as necessidades destes animais.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos também demonstrou que a longevidade destes animais decai muito em cativeiro. Para piorar a situação, a reprodução deles em cativeiro é quase impossível, o que torna a pesca de golfinhos "indispensável".
Entre 700 e 1,3 mil toninhas morrem anualmente em redes de pesca no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e no Uruguai, segundo dados do Instituto de Oceanografia da FURG. Ameaçadas de extinção, elas estão classificadas como vulneráveis na lista vermelha da (IUCN).1

3. Alimentação
Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarões. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pelas excreções químicas dos peixes, presentes na urina e nas fezes.


4.Gêneros e espécies

Alguns membros da família dos golfinhos são designados popularmente como baleia ou boto; por outro lado, há golfinhos que não pertencem à família Delphinidae, como por exemplo, o golfinho do Ganges.

*Golfinho-de-Hector (Cephalorhynchus hectori)

*Delfim-comum (Delphinus delphis)
 
*Golfinho-pintado-pantropical (Stenella attenuata)
  
*Golfinho-do-crepúsculo (Lagenorhynchus obscurus)
  
*Orca (Orcinus orca)


Agora vamos formatar seu documento....
CONFIGURE SUA PÁGINA PARA AS BORDAS
SUPERIOR: 3CM           INFERIOR:2CM
ESQUERDA: 3CM          DIREITA:2CM
Formatação de parágrafo para o texto todo:
Recuo especial de primeira linha (1,25cm)
Espaçamento entre linhas de 1,5 cm

FONTE
TAMANHO
ESTILO
ALINHAMENTO
COR
 Titulo
Comic Sans
16

Centralizado
Roxo
1
Calibri
12
Itálico
Justificado
Preto
2
Tahoma
14
itálico
Justificado
Azul
3
Consolas
12
sublinhado
Justificado
Verde
4
Bookman Old Style
14
Negrito
Justificado
Vermelho

Após configurar seu texto, procure imagens na internet para ilustrar no mínimo 2 espécies de golfinhos que aparecem no item 4

 SALVE O TEXTO COM O NOME:  
NOME-NOME-SÉRIE- GOLFINHO 
E CHAME A PROFESSORA PARA SALVAR SEU TRABALHO NO PENDRIVE.

Aula 5-3B - 04/09/13

BOM DIA...
Abra o Word e copie o texto de vermelho que se apresenta logo abaixo.


Leia sem seguir referências ou tendências

Quando criança, você foi ensinado que os clássicos devem ser cultuados. Já na fase adulta, teve que se acostumar com as intermináveis listas de referências bibliográficas acadêmicas e profissionais. E para completar, o mercado editorial dita, a todo o momento, novas tendências literárias. Como encontrar prazer em meio a tudo isso? A resposta é simples: liberte-se! Escolha o livro que quer ler com base, unicamente, nos seus interesses, gostos e curiosidades.

Leia sem obrigações ou metas

Na escola, você recebia uma lista obrigatória de livros e as datas das provas que avaliariam sua leitura. Assim, aprendeu a associar leitura somente à obrigação. Mas ler também pode ser sinônimo de prazer. Cada um tem o direito de ler no ritmo e na ordem que preferir: rápido ou lentamente, um livro por vez ou vários ao mesmo tempo, pular ou reler trechos, ler o final antes do começo, gostar de um livro ou mesmo abandoná-lo.

Leia sem se limitar a lugares ou situações

Durante todos esses anos, você também aprendeu que leitura tem lugar determinado e hora certa. Mas ler é um ato que pode ser feito em qualquer lugar, dos tradicionais aos mais inusitados. A qualquer hora, todos os dias, nos finais de semana ou só quando sentir vontade.


Gostou dessa ideia? Então reinvente a leitura na sua vida, crie suas próprias regras e leia com prazer!

*****************************************************************
A professora colou no quadro umas folhas e vocês deverão tentar fazer o mais parecido possível. Não esqueçam de utilizar as imagens abaixo.








SALVE O DOCUMENTO COM O NOME:
NOME-NOME-6ºANO-LEITURA

E chame a professora para enviar seu documento para o pendrive.

Aula 6-3B - 11/09/13
Digite o texto recebido em sala, salve-o e chame a professora. 



Aula 7-3B - 18/09/13

Digite o texto recebido em sala, salve-o e chame a professora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário