*Distribuição de notas
MULTI
|
TRABALHO
|
TRABALHO
|
BIMESTRAL
|
CONCEITO
|
TOTAL
|
3,0
|
6,0
|
6,0
|
9,0
|
1,0
|
25,0
|
*Distribuição sujeita a mudanças
Aula 1-3B - 07/08/13
Revisão do Word.
*Layout do Word
*Guia Inicio (Pagina Inicial) e suas ferramentas
*Guia Inserir e suas ferramentas
*Guia Layout de página e os grupos Temas e configurar página
Aula 2-3B - 14/08/13
• Configurando as Páginas
1.Configurar o Tamanho e a Orientação da Página
2.Configurar as Margens
3.Formatar o Plano de Fundo em seu Documento
4.Como Inserir uma Numeração de Página
Próximo assunto: Marca D'Água
Aula 3-3B - 21/08/13
ATIVIDADE
Abra o Word....
Selecione o texto abaixo, copie e cole no Word.
Para onde caminhamos na educação?
As tecnologias começam separadas -
computador, celular, internet, mp3, câmera digital - e caminham na direção da
convergência, da integração, dos equipamentos multifuncionais que agregam
valor. O computador continua importante, mas ligado à internet, à câmera
digital, ao celular, ao mp3, principalmente aos pockets ou computadores de mão.
O telefone celular é a tecnologia que
mais surpreende atualmente: é móvel e rapidamente incorporou o acesso à
Internet, a foto digital, aos programas de comunicação (voz, TV), o
entretenimento (jogos, músicamp3) e outros serviços.
Estas tecnologias convergentes e
combinadas modificam profundamente todas as dimensões da nossa vida. A
internet, principalmente, está trazendo fundamentalmente nestes últimos vinte
uma mobilidade muito maior, a possibilidade de realizar atividades ou tarefas
sem necessariamente ir a um lugar determinado.
As redes estão começando a provocar
mudanças profundas na educação presencial e à distância. Na presencial,
desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporário. Podemos
aprender desde vários lugares, ao mesmo tempo, on e off line, juntos e
separados. Como nos bancos, temos nossa agência (escola) que é nosso ponto de
referência; só que agora não precisamos ir até lá o tempo todo para poder
aprender.
As redes também estão provocando
mudanças profundas na educação à distância. Antes a EAD era uma atividade muito
solitária e exigia muita auto-disciplina. Agora, com as redes, a EAD continua
como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicação
instantânea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal
com a grupal.
A educação presencial está
incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação à
distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos
individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.
Algumas tendências de mudanças na
educação a curto e médio prazo parecem mais claras:
·
Transição
gradual do presencial para o semipresencial, como nos serviços (bancários,
telefônicos...). Progressiva virtualização dos processos pedagógicos e
gerenciais.
·
O
"blended learning" como guia e horizonte. O ensino, mesmo
fundamental, terá momentos e atividades não presenciais, acentuando-se o
virtual na medida em que os alunos vão se tornando adolescentes e
principalmente, adultos.
·
Da
previsibilidade à experimentação. Para romper com o modelo tradicional de
organizar o ensino-aprendizagem, estamos passando por etapas longas de
experimentar caminhos parciais, soluções experimentais locais até termos
certeza do que vale a pena fazer em cada momento para cada situação. Isso
demandará anos, provavelmente uma ou duas décadas.
·
Com
a prática aprenderemos a dar o valor adequado a estarmos juntos, conectados, a
conciliar a flexibilidade individual com a grupal, a saber trabalhar sozinhos e
juntos, aproveitando as inúmeras tecnologias de comunicação multimídia que
estão convergindo velozmente por vários caminhos, de várias formas e que terão
profunda influência em todos os níveis e formas de educação.
Educação cada vez mais complexa
A educação será cada vez mais
complexa, porque a sociedade vai tornando todos os campos mais complexa,
exigente e necessitada de aprendizagem contínua. A educação acontecerá cada vez
mais ao longo da vida, de forma seguida, mais inclusiva, em todos os níveis e
modalidades e em todas as atividades profissionais e sociais.
A educação será mais complexa porque
vai incorporando dimensões antes menos integradas ou visíveis como as
competências intelectuais, afetivas e éticas.
A educação será mais complexa porque
cada vez sai mais do espaço físico da sala de aula para ocupar muitos espaços
presenciais, virtuais e profissionais; porque sai da figura do professor como
centro da informação para incorporar novos papéis como os de mediador, de
facilitador, de gestor, de mobilizador. Sai do aluno individual para incorporar
o conceito de aprendizagem colaborativa, de que aprendemos também juntos, de
que participamos de e contribuímos para uma inteligência cada vez mais
coletiva.
As tecnologias na educação do futuro
também se multiplicam e se integram; tornam-se mais e mais audiovisuais,
instantâneas e abrangentes. Caminhamos para formas fáceis de vermo-nos,
ouvirmo-nos, falarmo-nos, escrevermo-nos a qualquer momento, de qualquer lugar,
a custos progressivamente menores (embora altos para a maior parte da
população).
As modalidades de cursos serão
extremamente variadas, flexíveis e "customizadas", isto é, adaptadas
ao perfil e ao momento de cada aluno. Não se falará daqui a dez ou quinze anos
em cursos presenciais e cursos à distância. Os cursos serão extremamente
flexíveis no tempo, no espaço, na metodologia, na gestão de tecnologias, na
avaliação. Também não se falará de "e-learning", mas de
"learning" simplesmente, de aprendizagem.
Acredito que prevalecerá o sistema
modular: os alunos completarão créditos à medida que forem concluindo os seus
cursos e suas escolhas, completando determinado número de horas, de atividades,
de requisitos, obtendo diferentes níveis de reconhecimento ou certificação com
organizações acadêmicas e corporativas nacionais e internacionais.
Apesar de que caminharmos nesta
direção, não podemos esquecer que a escola é uma instituição mais tradicional
que inovadora. A cultura escolar tem resistido bravamente às mudanças. Os
modelos de ensino centrados no professor continuam predominando, apesar das
tecnologias e dos avanços teóricos na aprendizagem.
Tudo isto nos mostra que não será
fácil mudar esta cultura escolar tradicional, que as inovações serão mais
lentas do que desejamos, que muitas instituições continuarão reproduzindo no
virtual o modelo centralizador no conteúdo e no professor do ensino presencial.
José Manuel Moran, integrante do
Fórum de Líderes Educacionais da Microsoft. Também é professor aposentado de
Novas Tecnologias da Universidade de São Paulo (USP), avaliador de cursos à
distância pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenador de educação online da
Faculdade Sumaré de São Paulo. Mais textos sobre comunicação, tecnologias e
educação podem ser lidos em www.eca.usp.br/prof/moran.
Agora vamos formatar seu documento....
CONFIGURE SUA PÁGINA PARA AS BORDAS
SUPERIOR: 3CM INFERIOR:2CM
ESQUERDA: 3CM DIREITA:2CM
Formatação de parágrafo para o texto todo:
Recuo especial de primeira linha (1,25cm)
Espaçamento entre linhas de 1,5 cm
FONTE
|
TAMANHO
|
ESTILO
|
ALINHAMENTO
|
COR
|
|
1º Titulo
|
Verdana
|
16
|
Negrito
|
Centralizado
|
Roxo
|
1º parágrafo
|
Comic Sans
|
12
|
Itálico
|
Justificado
|
Preto
|
2º Parágrafo
|
Tahoma
|
14
|
Justificado
|
Azul
|
|
3º Parágrafo
|
Lucida
|
12
|
Justificado
|
Verde
|
|
4º Parágrafo
|
Calibri
|
14
|
itálico
|
Justificado
|
Vermelho
|
5º Parágrafo
|
Bookman Old Style
|
13
|
Justificado
|
Laranja
|
|
6º Parágrafo
|
Consolas
|
15
|
sublinhado
|
Justificado
|
Amarelo escuro
|
7º Parágrafo
|
Harrington
|
17
|
Justificado
|
Lilás
|
A partir do 2º Título, selecione e adicione
duas colunas ao seu texto.
SALVE SEU TEXTO COM O NOME DA DUPLA E CHAME A PROFESSORA PARA SALVAR SEU TRABALHO NO PENDRIVE
Aula 4-3B - 28/08/13
Bom dia...
Hoje teremos outra atividade Valor: 6,0
Abra o Word e copie o texto abaixo:
Golfinho
Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos dentro de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
Aula 4-3B - 28/08/13
Bom dia...
Hoje teremos outra atividade Valor: 6,0
Abra o Word e copie o texto abaixo:
Golfinho
Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos dentro de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da
água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes
profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem
viver de 20 a 35 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são
animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos
por parte dos cientistas. Em cativeiro é
possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de
grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o
homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam
diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução.
Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biossonar ou ainda orientação por ecos, que
utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.
1.Predadores
Os predadores dos golfinhos são os tubarões e principalmente o homem. Os pescadores de
atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam, ocasião em que
ocorre um mutualismo. O golfinho encontra
o cardume e os pescadores jogam as redes aprisionando os peixes e deixam os
golfinhos se alimentarem para depois puxarem as redes. Desse modo, ambas as
espécies se beneficiam do alimento. Porém, muitas vezes, os golfinhos acabam se
enroscando nas redes, podendo morrer.
2.Pesca de golfinhos
Em muitos locais do mundo os golfinhos são pescados,
sendo o Japão um dos principais
países onde esta prática se mantém, embora os animais "pescados"
neste país seja muitas vezes vendidos para outros países, principalmente China e Estados Unidos.
O principal motivo desta pesca é para alimentação, como um substituído
para a carne de baleia, quando estas começaram a se tornar raras. Porém muitos
golfinhos e orcas também são
capturados para se tornarem "atrações" em parques
aquáticos, sendo que muitos pescas são organizadas para
este fim. Porém, mesmo nestas pescas que procuram capturar animais vivos,
muitos golfinhos acabam mortos ou feridos, devido as técnicas usadas na
captura, além disso, os animais que não servem para se tornarem
"atrações" nos parques, acabam sacrificados para serem vendidos
como carne de baleia. E mesmo os que "sobrevivem" a pesca, não
estão garantidos, pois muitos não se adaptam à vida em cativeiro e acabam adoecendo ou mesmo morrendo, além de que a
maioria dos parques marinhos não tem condições de suprir todas as necessidades
destes animais.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos também demonstrou que a longevidade destes animais decai muito em cativeiro. Para piorar
a situação, a reprodução deles em cativeiro é quase impossível, o que torna a
pesca de golfinhos "indispensável".
Entre 700 e 1,3 mil toninhas morrem anualmente em redes de pesca no
estado brasileiro do Rio Grande do Sul e no Uruguai,
segundo dados do Instituto de Oceanografia da FURG. Ameaçadas de extinção, elas estão classificadas como
vulneráveis na lista vermelha da (IUCN).1
3. Alimentação
Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarões.
Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual
de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem
saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pelas
excreções químicas dos peixes, presentes na urina e nas fezes.
4.Gêneros e espécies
Alguns membros da família dos golfinhos são designados popularmente como
baleia ou boto; por outro lado, há golfinhos que não pertencem à
família Delphinidae, como por exemplo, o golfinho do Ganges.
*Golfinho-de-Hector (Cephalorhynchus hectori)
*Delfim-comum (Delphinus delphis)
*Golfinho-pintado-pantropical (Stenella attenuata)
*Golfinho-do-crepúsculo (Lagenorhynchus obscurus)
*Orca (Orcinus orca)
Agora vamos formatar seu
documento....
CONFIGURE SUA PÁGINA PARA AS
BORDAS
SUPERIOR:
3CM INFERIOR:2CM
ESQUERDA:
3CM DIREITA:2CM
Formatação
de parágrafo para o texto todo:
Recuo
especial de primeira linha (1,25cm)
Espaçamento
entre linhas de 1,5 cm
FONTE
|
TAMANHO
|
ESTILO
|
ALINHAMENTO
|
COR
|
|
Titulo
|
Comic
Sans
|
16
|
Centralizado
|
Roxo
|
|
1
|
Calibri
|
12
|
Itálico
|
Justificado
|
Preto
|
2
|
Tahoma
|
14
|
itálico
|
Justificado
|
Azul
|
3
|
Consolas
|
12
|
sublinhado
|
Justificado
|
Verde
|
4
|
Bookman
Old Style
|
14
|
Negrito
|
Justificado
|
Vermelho
|
Após configurar seu texto, procure imagens na internet para ilustrar no
mínimo 2 espécies de golfinhos que aparecem no item 4
SALVE O TEXTO COM O NOME:
NOME-NOME-SÉRIE- GOLFINHO
E CHAME A PROFESSORA PARA SALVAR SEU TRABALHO NO PENDRIVE.
Aula 5-3B - 04/09/13
BOM DIA...
Abra o Word e copie o texto de vermelho que se apresenta logo abaixo.
Leia sem seguir referências ou tendências
Abra o Word e copie o texto de vermelho que se apresenta logo abaixo.
Leia sem seguir referências ou tendências
Quando
criança, você foi ensinado que os clássicos devem ser cultuados. Já na fase
adulta, teve que se acostumar com as intermináveis listas de referências
bibliográficas acadêmicas e profissionais. E para completar, o mercado
editorial dita, a todo o momento, novas tendências literárias. Como encontrar
prazer em meio a tudo isso? A resposta é simples: liberte-se! Escolha o livro
que quer ler com base, unicamente, nos seus interesses, gostos e curiosidades.
Leia sem
obrigações ou metas
Na escola, você recebia uma lista
obrigatória de livros e as datas das provas que avaliariam sua leitura. Assim,
aprendeu a associar leitura somente à obrigação. Mas ler também pode ser
sinônimo de prazer. Cada um tem o direito de ler no ritmo e na ordem que
preferir: rápido ou lentamente, um livro por vez ou vários ao mesmo tempo,
pular ou reler trechos, ler o final antes do começo, gostar de um livro ou
mesmo abandoná-lo.
Leia sem se
limitar a lugares ou situações
Durante
todos esses anos, você também aprendeu que leitura tem lugar determinado e hora
certa. Mas ler é um ato que pode ser feito em qualquer lugar, dos tradicionais
aos mais inusitados. A qualquer hora, todos os dias, nos finais de semana ou só
quando sentir vontade.
Gostou dessa ideia? Então reinvente a leitura na sua vida,
crie suas próprias regras e leia com prazer!
*****************************************************************
A professora colou no quadro umas folhas e vocês deverão tentar fazer o mais parecido possível. Não esqueçam de utilizar as imagens abaixo.
SALVE O DOCUMENTO COM O NOME:
NOME-NOME-6ºANO-LEITURA
E chame a professora para enviar seu documento para o pendrive.
Aula 6-3B - 11/09/13
Digite o texto recebido em sala, salve-o e chame a professora. Aula 6-3B - 11/09/13
Aula 7-3B - 18/09/13
Digite o texto recebido em sala, salve-o e chame a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário